sexta-feira, 6 de março de 2015

Como realizar um relatório

Como fazer um relatório de experimentos quimica
 Obs: veja um exemplar do relatório no Webnode. Acesse pelo link:


O Relatório de aulas práticas deverá ser escrito utilizando tópicos conforme os numerados abaxo. Se for digitado eletronicamente, deve utilizar a matriz anexa e fonte “Times New Roman ou Arial, tamanho 12 e com espaçamento 1,5 entre as linhas e duplo entre parágrafos”.
As partes que compõem o relatório são:
CAPA : TÍTULO DO RELATÓRIO. Nome da escola, nome do professor que solicitou e da disciplina, nome e número dos alunos que estão realizando o relatório.

1. Introdução teórica: é o resumo da teoria que fundamenta a prática de laboratório realizada, utilizando obrigatoriamente as respectivas citações bibliográficas, lembrando que a cópia de textos de outros autores, sem que se faça referência dos mesmos, é crime previsto em lei.

2. Objetivos: é a descrição resumida do que se pretende obter da experiência.

3. Materiais

4.1. Materiais e reagentes: descrição dos materiais e das preparações dos reagentes utilizados nessa prática;
3.1 Procedimento Experimental
4.2. Procedimento experimental: descrição detalhada, passo a passo, do procedimento realizada em aula. Esses relatos devem ser na 3ª pessoa do singular, por exemplo: em um tubo de ensaio, colocou-se mais ou menos 5mL de ácido clorídrico, em seguida adicionou-se aproximadamente 2g de bicarbonato de sódio...)
4.3. Esquema da aparelhagem: descrição do equipamento e esquema do arranjo experimental,

4.5. Gráficos, tabelas ou figuras: são itens que valorizam o trabalho e devem ser auto explicativos.

4. Resultados e Discussão: sempre que possível, comparar os resultados obtidos experimentalmente com os esperados teoricamente ou que constem na literatura. Discutir os resultados obtidos.

5. Conclusões: descrever resumidamente  os resultados observados no experimento e a explicação (discussão) dos resultados obtidos.

6. Referências: citar todas as obras consultadas, empregando a NBR 6023, da ABNT. 

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